domingo, 20 de setembro de 2015

Jogos paradesportivos:
COMEÇAM OS JOGOS PARADESPORTIVOS ESCOLARES E JOGOS ABERTOS PARALÍMPICOS

Foi realizada nesta terça-feira, dia 15, no ginásio do DED, em Natal, a abertura dos quartos Jogos Paradesportivos Escolares do RN e terceiros Jogos Abertos Paralímpicos do Rio Grande do Norte. Cerca de 200 paraatletas participaram do evento e estiveram presentes os secretários estaduais George Câmara, do Esporte e do Lazer e Francisco das Chagas Fernandes, da Secretaria de Educação e Cultura, além do coordenador de esportes Ageu Almintas e do coordenador do Paradesporto Tibério Maribondo, ambos da equipe técnica da SEEL.

A cerimônia de abertura contou com a presença de várias delegações como a ADEVIRN, APARN, IERG, SADEF e América Tigres. Logo após a execução do Hino Nacional foi realizada a corrida do fogo simbólico pelo judoca Abner Oliveira, recentemente medalha de ouro no Para-Pan de Toronto, e em seguida, teve o juramento dos paratletas feito por Maria Rizonaide, medalha de ouro no halterofilismo do Para-Pan 2015, no Canadá.

O secretário estadual de Educação e Cultura, Francisco das Chagas prometeu trabalhar para inserir o paradesporto nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte de 2016. Em seguida, foi a vez do secretário de Esporte George Câmara, abrir oficialmente os jogos. Desejando sucesso e boa competição para todos, o secretário disse que, se hoje o RN é uma referência no paradesporto nacional, é graças ao talento e dedicação dessa garotada.  

Também participaram da mesa o coordenador da CODESP, Gileno Souto, o presidente do Conselho Estadual do Desporto, João Pessoa, o presidente do Conselho Estadual do Paradesporto, Tércio Tinôco e também o mesatenista Ecildo Lopes, representante dos para-atletas.

As modalidades disputadas nos Jogos são goalball, natação, atletismo, judô, halterofilismo, bocha, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa e futebol de amputados.

Comentário: A realização desses Jogos é a maior demonstração de apreço, respeito e boa vontade do Governo Estadual para com os deficientes físicos. É um gesto de grandeza procurar inclui-los socialmente, e cada vez mais, para estimulá-los à pratica do esporte para que vivam melhor, sejam mais felizes e reconhecidos como verdadeiros cidadãos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário