sexta-feira, 14 de agosto de 2015


Estádio JL:
VEREADOR PROPÕE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE 
Vista do estádio Juvenal Lamartine, no bairro Tirol, centro de Natal: uma história de 87 anos
 

Depois de uma semana de discussões sobre as propostas de mudanças sobre a utilização do estádio Juvenal Lamartine, em Natal, a Câmara Municipal do município, por requerimento do vereador Paulinho Freire, promove na próxima segunda-feira, dia 17, às 10 horas, audiência pública para tratar da utilização do JL.
O Governo Estadual pretende transformá-lo num parque público e o processo que já está em andamento, iniciou com a notificação de que a Federação Norte-rio-grandense de Futebol, que administra o estádio, teria 30 dias para desocupá-lo.

Na última terça-feira, em entrevista concedida a um programa esportivo da Rádio Globo/Natal, o secretário Estadual de Esportes e Lazer, George Câmara, disse desconhecer o teor da ação, de autoria da Procuradoria Geral do Estado, que determinou este prazo para a desocupação.
Câmara disse que solicitou uma audiência na Procuradoria Geral do Estado para tomar ciência da ação, e lembrou que, quando era vereador, foi um dos autores da lei que transformou o estádio Juvenal Lamartine em patrimônio histórico.

Essa novela de o Estado tomar ou reaver a mais antiga praça de esporte do Rio Grande do Norte, se arrasta desde a gestão passada.
À época, a justificativa era que o Estado iria construir um hospital no local. Em contrapartida, construiria novo estádio na zona Norte de Natal. Agora, a novela volta a se repetir. Não se sabe, porém, se vale apena ver tudo de novo.

 
Um pequeno olhar sobre o Juvenal Lamartine

Não se deveria nem está falando mais nisso. O JL já é patrimônio público e histórico do RN! Já está em lei, e existe desde 1928. São 87 anos!
Deve ter alguém, algum grupo empresarial ou político querendo tirar proveito disso, para obter algum faturamento milionário.

Essa história de demolir o Estádio para construir parque para lazer, é balela! Natal tem áreas de sobra que podem ser utilizadas para essa finalidade.
Sabemos, sim que se precisa construir outros parques e melhorar os que já têm, e melhorar bastante, pois alguns já não comportam o número de pessoas visitantes, dentre outras deficiências. Já estão levando os passeios para Via Costeira por falta de espaço nos poucos que existem dentro da cidade. Agora, servir de justificativa a demolição do JL para construir esse tipo de obra no lugar, pura mentira!

Quem deveria ser derrubado era o Hotel Reis Magos, na Praia do Meio, que não serve para nada! Nem para museu! Mas, está lá e querem transformá-lo em patrimônio da cidade! Tudo bem, é uma parte da história de Natal construída ali, agora, demolir o JL, que tem muito mais importância patrimonial e cultural, e uma linda e importante história esportiva, é inconcebível, é imoral!
Por que não constroem um novo Juvenal Lamartine ali, preservando suas características, como fizeram com o Maracanã, no Rio de Janeiro? Claro que há outros interesses!

Querem repetir a mesma maldade feita no nosso antigo Castelão. Por causa de altas cifras e imposição da FIFA, não deixaram nenhuma marca da nossa maior praça de esporte do Estado.

O Estádio Juvenal Lamartine é maravilhoso! Só tem essa sensação quem passa uma tarde lá, assistindo a uma partida de futebol, como faço todos os sábados à tarde, por ocasião da disputa do Campeonato Estadual de Futebol Sub-19.
Destruir o JL é uma das piores intenções que se poderia ter! É uma afronta à população, à cultura do esporte e à toda comunidade desportiva do RN.

Carlos Félix

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário