sábado, 25 de julho de 2015


SURF-SALVA:


CORPO DE BOMBEIROS E SOBRASA REALIZAM MAIS UMA ETAPA DO PROJETO SURF-SALVA

 

Além das manobras encantadoras nas ondas, os surfistas ainda podem contribuir no salvamento de pessoas.

E foi pensando nessa atitude humanitária, que o Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, junto com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático - a SOBRASA - realizaram a terceira Edição do Projeto Surf-Salva.

O treinamento foi realizado na semana passada, na Praia da Redinha, litoral Norte da Capital potiguar.

Durante as aulas, foram ensinadas aos dez bombeiros e surfistas participantes, técnicas de salvamento com o uso de pranchas de Stand e de Surf, além de suporte básico de vida e noções de oceanografia.

Mesmo depois de ter capacitado cinquenta surfistas e bombeiros no Estado, o Surf-Salva visa ampliar essa capacitação para contribuir com a redução de afogamentos no litoral.

Preocupada com a situação, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático vem difundindo o projeto como uma forma rápida de educação de surfistas na arte de salvar.

O projeto teve origem no Estado do Rio de Janeiro, nos anos 80, e se dedica a ensinar aos surfistas os procedimentos básicos nos casos de salvamento e primeiros socorros.

Outros estados brasileiros, como a Bahia, o Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, já realizam esses cursos em bases regulares.

Segundo o chefe do Serviço Operacional do Corpo de Bombeiros do RN, a ideia é aproveitar o potencial de salvamento das pessoas que estão todos os dias nas praias, e juntos com os Guarda-Vidas, para ajudar a reduzir os índices de afogamentos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário