quarta-feira, 30 de março de 2016

A VERGONHA QUE É A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL


Na noite desta terça-feira, 29, deixei de ouvir minhas resenhas esportivas no rádio para assistir ao jogo da nossa Seleção Brasileira, que teve início às 21:45h, horário local.

Tenho dito aos amigos e pessoas mais próximas, que depois daquela sonora e impiedosa goleada de 7 a 1, sofrida pelo Brasil diante da Seleção alemã na Copa do Mundo, naquele 8 de julho de 2014, no Mineirão, o time canarinho nunca mais foi o mesmo – e talvez, tão cedo, não consiga se reerguer.
A minha desconfiança de que o Brasil não passará nas eliminatórias de classificação para o próximo Mundial de 2018, na Rússia, começou desde a indicação de Dunga para ser o técnico. Ele já vem de um fracasso recente diante do próprio selecionado canarinho, e pelo visto, por ocasião do seu retorno, não houve evolução quanto à sua maneira de orientar seus jogadores dentro de campo. Seus auxiliares, também deixam a desejar. Não vejo no horizonte um técnico que possa assumir o time nacional sem que tenha que enfrentar duras críticas e imensa desconfiança ao dirigir uma safra de jogadores tão medíocres, a começar pelos seus caracteres, salvo algumas exceções.

Na partida de ontem diante do Paraguai, o que eu vi foi parecido com aqueles jogos do ABC F. C. de Natal contra seus rivais do Estadual do RN, neste ano. Um time completamente apagado, sem criatividade, vontade e espírito. Para ser mais preciso, o que falta mesmo nesses jogadores é vergonha na cara. Pois são convocados, ganham visibilidade mundial, engordam seus salários e ainda tiram a chance de um garoto humilde, que atua aqui, e que precisa dessa oportunidade. Para quem analisa mais de perto o futebol, sabe perfeitamente que nesse mundo da bola o que mais existe é canalhice, e muito pouco respeito ao torcedor, que merece ser lembrado em todos os aspectos e momentos, afinal, é para eles (nós) a razão de ser da Seleção.

Voltando ao jogo, não vi defesa nem ataque hora alguma. Se o time paraguaio tivesse sabido melhor aproveitar suas chances, teria repetido o que a Alemanha fez com o Brasil. Vi uma equipe sem entrosamento, sem acertar uma sequência de, no mínimo, 3 passes e que pudesse prosseguir com a jogada e ter sequer um atacante ofensivo. O jogo de ontem deveria ter sido de 5 a 3 para o Paraguai, caso as bolas chutadas a gol, pelos dois lados, tivessem entrado nas suas respectivas redes. O que se viu em termos de ataque do Brasil, foi uma saraivada de chutes para fora, bem distante do arqueiro paraguaio. Enquanto os atacantes aproveitaram melhor.

Mas, neste exato momento não adianta chorar. Mas, se pode lamentar. Ontem, dia 29, todos os times da América do Sul, concorrentes a uma vaga na Copa da Rússia, fizeram a sua parte. As seleções consideradas favoritas saíram-se vencedoras dos seus jogos. O Chile, o Uruguai, a Colômbia e a Argentina ganharam mais uns pontinhos na corrida do Mundial.

Segundo um comentarista esportivo brasileiro, ontem, antes do jogo do Brasil em Assunção, a palavra de ordem entre os jogadores e dirigentes era não ter medo dos brasileiros. Isso não é novidade alguma! Há tempo que isso ocorre. Também comentava o mesmo apresentador, sobre o comentário feito pelo zagueiro Daniel Alves, depois do confronto de ontem. Segundo o apresentador, Daniel havia dito que parte do fracasso da Seleção é a falta de incentivo e de torcida, tanto do público como dos craques das seleções do passado. Ora, os craques do passado fizeram por merecer por tudo que conquistaram em termos de respeitabilidade do público e de sucesso pessoal. 

Que os do momento façam o mesmo! Mas tá difícil, e difícil é fichinha! Tá dificílimo!
Sinceramente, com este minguado empate de 2 a 2, acho que o Brasil, desta vez, não chegará lá! Quem viver até setembro de 2016, quando terá a próxima rodada, e até os últimos jogos das eliminatórias, em 2017, verá!



quarta-feira, 9 de março de 2016

Rio 2016

Natal no roteiro do revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica

Natal no roteiro do revezamento da Tocha Olímpica. A capital potiguar é uma das cerca de 500 localidades brasileiras dos 26 estados e do Distrito Federal que recebem o símbolo de abertura dos Jogos Olímpicos entre os meses de abril e agosto deste ano, culminando na abertura do evento esportivo no dia 5 de agosto no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A capital também será a única da região Nordeste a receber o revezamento da Tocha Paralímpica.
Com a proximidade dos Jogos, a Prefeitura do Natal, representada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, participou ontem de uma reunião técnica com representantes do governo federal e do Comitê Olímpico. “Foi uma reunião voltada para mobilização e engajamento com os municípios envolvidos e os representantes do segmento esportivo e político”, contou o titular da SEL, Eduardo Machado.
O encontro aconteceu na Escola de Governo do estado e também contou com a participação do governador do Estado, Robinson Faria, e dos ministros do Esporte, George Hilton, e do Turismo, Henrique Eduardo Alves. De acordo com o cronograma do Comitê, a Tocha Olímpica passa por Natal no dia 4 de julho. Além da capital, recebem a tocha os municípios de São José de Mipibu, Parnamirim, Lajes, Angicos, Assu e Mossoró.
Fonte: SEL (Natal-RN)
Lançamento do Calendário esportivo para Natal
Esporte amador

CALENDÁRIO ESPORTIVO COM MAIS DE 100 EVENTOS SERÁ LANÇADO
NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

Com o objetivo de disseminar o esporte em Natal, incentivando o desenvolvimento das mais diversas modalidades, sejam elas de forma amadora ou profissional, a Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, lança na próxima terça-feira (15), às 11h, no Salão Nobre do palácio Felipe Camarão, sede do Executivo municipal, o calendário esportivo deste ano.

A segunda edição da programação de eventos esportivos da cidade homenageia o professor Manoel Modesto, que tanto trabalhou pela concretização deste calendário e que hoje é motivo de inspiração para todos que fazem o esporte da cidade.
Serão mais de 100 eventos até o final de dezembro, realizados e apoiados pela gestão, beneficiando 28 modalidades. “O reflexo dessas atividades é o envolvimento de mais de 28 mil atletas de Natal e mostra o novo momento que vive a cidade com políticas públicas voltadas para o esporte”, conta o secretário da SEL, Eduardo Machado.

As primeiras competições começam este mês com as Copas Natal de Ciclismo, Badminton, Squash, Basquete, Futsal e Muaythai. Março também ocorre o pontapé inicial da Copa Natal de Futebol Sub 17 e do projeto “Ruas de Lazer”.

O calendário ainda vai contar com torneios de xadrez, passeio ciclístico, surf, remo, karatê, beach soccer, judô, bicicross, jiu jitsu, ginástica rítmica, capoeira, atletismo, frescobol, handebol e luta olímpica, além da Supercopa Sub 17 e as Copas de Futebol Sub 15, Feminino e dos Campeões de Bairros.

Fonte: SEL (Natal-RN)
 

domingo, 28 de fevereiro de 2016

FUTSAL 

FEDERAÇÃO DE FUTSAL FICA SEM COMANDO ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA


Desde a última quinta-feira, dia 25, a Federação Norte-rio-grandense de Futsal está sem comando.
A razão para a ocorrência do fato é que o mandato do ex-presidente da entidade Hideraldo dos Santos terminara na quarta-feira, 24, e o candidato eleito no dia 4 de fevereiro, Fausto Cunha, só irá tomar posse no próximo dia 4 de março, ou seja, 30 dias após o pleito, conforme determina o estatuto da entidade.
Para obter melhores esclarecimentos sobre a situação, foi feito um contato com o candidato eleito, com o objetivo de saber como andam os preparativos para a posse.
Na oportunidade, Fausto Cunha informou que continua trabalhando com essa finalidade, entretanto, não revelou nenhuma informação sobre a programação referente à assunção do cargo.
O que foi confirmado pelo candidato eleito, ficou resumido apenas quanto à entrada de requerimento no TJD - Tribunal de Justiça  Desportiva, de autoria do ex-presidente, professor Hideraldo Santos, em que pede a anulação da eleição.
Segundo Fausto Cunha, o Tribunal indeferiu o pedido por falta de sustentação jurídica, acrescentando que a solicitação é tão absurda, que o próprio TJD nem sequer reuniu seus auditores para apreciar o recurso.
Segundo informações para esta reportagem, dias atrás o ex-presidente Hideraldo havia afirmado, categoricamente, que iria até a última instância, o que não seria nenhuma novidade, caso venha recorrer dessa decisão do TJD.


Futebol da OAB-RN 

FUTEBOL DA OAB INICIA PREPARATIVOS PARA MUNDIAL NA ESPANHA

Os advogados/atletas componentes da equipe de futebol da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, do Rio Grande do Norte irão participar da 18ª edição do Campeonato Mundial de Futebol para Advogados - categoria master - que ocorrerá entre os dias 13 e 22 de maio de 2016, na região de La Manga, Sul da Espanha.
Os treinos começaram dia 18 deste mês, sempre às 18h30, no campo do SESI Clube, que fica na Avenida Capitão-Mor Gouveia, bairro de Lagoa Nova.
Para participar do torneio internacional, 20 jogadores já confirmaram presença e treinam forte em busca do melhor resultado.
A equipe da OAB do RN conquistou o segundo lugar na competição, que aconteceu em Budapeste, capital da  Hungria, em 2014, sendo derrotado na final pela Itália, pelo placar de 2 a 0.

Artes Marciais 

NATAL  COMEMORA  ANO NOVO CHINÊS COM OFICINAS DE ARTES MARCIAIS

Para comemorar o ano novo chinês em Natal, a união das associações de Kung Fu da cidade, está promovendo uma série de oficinas e workshops gratuitos sobre artes marciais e defesa pessoal.
O evento teve início às 7 horas da manhã deste domingo, no parque Cidade da Criança, no Tirol, e segue até às 17:30h, com uma programação recheada de opções para quem comparecer.
As atividades ocorrem em três estilos diferentes de Kung Fu: o Louva Deus, Garra de Águia e Choy Lay Fut. Cada uma das oficinas será ministrada por um instrutor, que representa  cada uma das associações da cidade, e vão orientar os participantes sobre cada um desses estilos.
As oficinas estão abertas para as pessoas de todas as idades e quem quiser participar, basta ir vestido com roupas leves.
A iniciativa é uma forma de divulgar um dos principais elementos da cultura chinesa: o Kung Fu, estilo de arte marcial que une atividade física e filosofia, através de uma série diversificada de técnicas.
Além da prática da modalidade, tem exibição dos filmes Kung Fu Panda e Ip Man, oficina de defesa pessoal, Tai Chi Chuan e alongamento, e ainda apresentação da tradicional Dança do Leão.

Nota: Uma grande oportunidade para quem quiser praticar o Kung Fu, entender melhor o esporte, ou mesmo despertar a curiosidade sobre essa modalidade milenar oriental.

Futebol Sub 17 

COPA NATAL DE FUTEBOL SUB 17 COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA

Foram encerradas nesta sexta-feira, dia 26, as inscrições para a segunda edição da Copa Natal de Futebol Sub 17.
A competição é promovida pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), com o intuito de incentivar o futebol amador, principalmente as categorias de base.
O início dos jogos está previsto para dia 5 de março, próximo sábado, porém, a SEL ainda não divulgou os locais dos jogos, equipes dos bairros participantes e o número de atletas, o que deve ser feito na próxima semana.
Participam da competição equipes compostas por até 25 atletas nascidos entre os anos de 1999 e 2000.
Além da inscrição gratuita, as equipes receberam toda a estrutura para participação no torneio, como uniforme completo, bolas, arbitragem, e os campos nas diversas regiões da cidade, além das premiações.
Segundo o secretário Eduardo Machado, a única obrigação das equipes participantes é se apresentarem para jogar, pois as outras providências a Prefeitura toma de conta.
O atual campeão do torneio é a equipe de Mãe Luiza, Zona Leste de Natal, que venceu a edição 2015, no qual participaram 32 equipes, totalizando mais de 800 atletas.
A Copa Natal de Futebol Sub 17 já faz parte do Calendário Oficial de Esportes da Prefeitura, que será lançado nos próximos dias, pelo Prefeito Carlos Eduardo e o secretário de Esporte e Lazer, Eduardo Machado.

Nota: Fica aí o convite a toda comunidade desportista de Natal para comparecer ao evento para prestigiar o trabalho desenvolvido pelos dirigentes das equipes dos bairros, centros desportivos e, principalmente, os atletas amadores.


Lançamento de Programa Esportivo 

 

MINISTÉRIO DO ESPORTE LANÇA PROGRAMA PARA O ESPORTE AMADOR

 

Com a missão de atender crianças, jovens e idosos por meio da prática do futebol amador nos diferentes cantos do País, o Ministério do Esporte lançou esta semana, em Brasília, o programa Futebol para Todos.
A ação vai garantir estrutura para realização de campeonatos amadores em diferentes municípios brasileiros, além de contribuir com a descoberta de novos craques que moram no interior do País.

O ministro do Esporte, George Hilton, frisou durante a cerimônia de lançamento, que o programa vai valorizar as ligas amadoras e inspirar novos jogadores.
Segundo o ministro, o futebol de base, em especial o amador, é mais do que inclusão social. É também o momento de revelação de atletas.
A maioria dos atletas que brilham atualmente no exterior e na Seleção Brasileira, tanto masculina quanto feminina. é oriunda de regiões carentes e que teve nos campos de várzea a oportunidade de ser descoberto.

Voltado para municípios com população superior a 20 mil habitantes, o programa Futebol para Todos visa garantir condições mínimas para a prática da modalidade.
A primeira fase do projeto atenderá dez municípios, beneficiando cerca de dez mil pessoas.
A meta do Futebol para Todos é chegar a 100 mil pessoas.


Nota: Uma bela iniciativa do Ministério do Esporte, que se for cumprida, vai trazer enormes benefícios à população mais jovem como também aos idosos, que vão ter como praticar uma atividade esportiva, o que é muito salutar.

Calendário da SEEL/2016 

SECRETARIA ESTADUAL DE ESPORTES DO RN ANUNCIA CALENDÁRIO PARA 2016

A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (a SEEL) apresentou no último dia 18 deste mês, o Calendário de Atividades Esportivas para o ano de 2016.
Segundo o titular da Secretaria, Canindé de França, o esforço do governo tem o propósito de consolidar todas as atividades realizadas ano passado, e ao mesmo tempo inovar o calendário deste ano com uma visão de inclusão, levando, também, o esporte e o lazer às comunidades rurais e à população carcerária.
E atendendo essa perspectiva de tradição e também de inovação do Calendário, foram anunciados para 2016 os tão esperados Jogos Rurais e os Jogos da Liberdade, voltados para a inclusão social do cidadão potiguar que está no campo e no sistema prisional.

Entrevista

E um dos responsáveis diretos pela consolidação do Calendário de Esportes é o secretário-adjunto, recém-empossado na SEEL, João Pessoa, que concedeu uma substancial e proveitosa entrevista para o Programa Bola de Fogo, da 87 FM Natal, que vai ao ar todos os domingos, das 13h às 16h.


Tocha Olímpica 

TOCHA OLÍMPICA CHEGA AO RN EM JUNHO E PASSA  POR  CIDADES DO INTERIOR

 

Já está confirmado. Natal foi escolhida entre as cidades brasileiras que vão participar do revezamento da tocha olímpica no Brasil.
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 divulgou na última quarta-feira, o roteiro oficial do revezamento do símbolo das Olimpíadas.
O Rio Grande do Norte vai receber o símbolo olímpico no dia 4 de junho, que além de Natal, vai passar pelos municípios de São José de Mipibu, Parnamirim, Lajes, Angicos, Assu e Mossoró.
A tocha olímpica vai ser acesa no dia 21 de abril, na cidade de Olímpia, na Grécia. De lá, segue para a Suíça, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional, e depois vem para o Brasil, onde chega no dia 03 de maio, em Brasília.
O símbolo maior das Olimpíadas vai passar por 329 cidades em todos os estados da federação até chegar ao Rio de Janeiro, quatro meses depois.
Serão 20 mil quilômetros percorridos por terra, além de 10 mil milhas aéreas, pelas mãos de 12 mil condutores.
O COB divulgou a relação com os nomes de alguns condutores da tocha, que são atletas em atividade e aposentados, além dos escolhidos pelos patrocinadores.
Fazem parte dessa lista o nadador paraolímpico potiguar Clodoaldo Silva, a ex-tenista Maria Esther Bueno, a ex-ginasta Laís Souza, o ex-nadador Gustavo Borges, dentre outros famosos.
O percurso termina no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, quando acontece a abertura dos Jogos Olímpicos do Brasil.


Lei das Olimpíadas 

CÂMARA FEDERAL APROVA LEI DAS OLIMPÍADAS COM COTA DE INGRESSOS PARA DEFICIENTES

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite da última quarta-feira, dia 24, o texto-base do projeto de lei que regulamenta os contratos e regras para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que ocorrem no início de agosto deste ano, e dos jogos Paralímpicos, em setembro.
Com 41 artigos, o projeto é uma espécie de Lei Geral das Olimpíadas e regulamenta, entre outras coisas, cota de 6% dos ingressos destinada a deficientes físicos e o tempo de imagem que será cedido aos veículos de comunicação que não compraram os direitos de transmissão dos jogos.
O substitutivo proposto pelo relator do projeto, deputado Índio da Costa (PSD-RJ), aumenta de 1% para 4% a quantidade de ingressos reservados para deficientes físicos e seus acompanhantes, que também terão direito, a partir de agora, a pagar meia-entrada.
Serão separados ainda 2% dos ingressos vendidos a partir de agora para pessoas com dificuldade de locomoção.
Também foi incluída a obrigatoriedade de distribuição dessas pessoas pelos locais onde ocorrem os jogos, para evitar alas "segregadas" para deficientes.
A matéria, agora, seguirá para votação no Senado Federal.


Natação Paralímpica 

POTIGUARES SÃO CONVOCADOS PARA SELEÇÃO BRASILEIRA PARALÍMPICA

A nadadora potiguar, Joana Neves, foi convocada para a segunda fase de treinos da Seleção Paralímpica Brasileira de Natação.
Além de Joana, outros 23 nadadores foram convocados, entre eles os potiguares Clodoaldo Silva, Edênia Garcia e Cecília Kethlein.

Visando um bom desempenho nas Paralímpiadas, a atleta está em preparação na capital potiguar e vê com orgulho mais uma convocação.

O Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou a lista para o período de atividades, compreendido entre os dias 6 e 12 de março, em Belo Horizonte, capital mineira.
O primeiro compromisso de Joana na seleção é no Open de Natação, em abril de 2016, no Rio de Janeiro.
Joana Neves nasceu em 14 de fevereiro de 1987, aqui em Natal/RN, e com apenas um ano e seis meses de vida teve uma anormalidade nos ossos.

Por recomendação médica, ela começou a praticar natação aos 12 anos, e aos 13, participou da primeira competição internacional da modalidade em Mar del Plata, na Argentina, em 2000.
Nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, defendeu o Brasil pela primeira vez nessa categoria, em nível internacional.


Futsal 

HUMILDES E NOVA ZELÂNDIA DECIDEM COPA RUY PEREIRA DE FUTSAL


As equipes Os Humildes e Nova Zelândia são as duas finalistas da 3ª Copa Dr. Ruy Pereira de Futsal 2016, promovida e organizada pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de São Gonçalo do Amarante.
A definição da grande final ocorreu na noite da última terça-feira, dia 23, no ginásio de esportes Senador Luiz de Barros, na cidade de Santo Antônio do Potengi, interior do Estado.
No primeiro jogo da noite a equipe Os Humildes ganhou o direito de ir à final da competição ao bater o time do Amarante por 4 tentos a 2.
O outro jogo da rodada aconteceu entre a equipe da Nova Zelândia, que está em ótima fase, que goleou o tradicional URV pelo placar de 5 tentos a 0.
O destaque do campeonato ficou com o time Nova Zelândia, que não tomou nem um gol nessa competição.
Seguindo a tabela do certame,  a final da Copa Dr. Ruy Pereira de Futsal vai acontecer no próximo sábado, dia 5 de março, a partir das 19h45, também no ginásio Senador Luiz de Barros.
A premiação para o vencedor da competição vai ser de 4.500 reais.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Senhores e senhoras leitores deste espaço, vou sair um pouco do esporte amador para mostrar-lhes uma opinião esportiva interessante: acompanhem e vejam o que pode acontecer com o futuro do futebol brasileiro.

As raposas no galinheiro

Pelo menos 11 deles são direta ou indiretamente ligados à entidade, o que, por si só, o desmoraliza.
Entre seus membros, além de dois diretores da própria CBF, um deles, o secretário-menor, Walter Feldman, que dirigirá o comitê, encontramos: três presidentes de federações estaduais, todos eleitores do atual presidente interino da CBF e do licenciado, auto exilado no Brasil; advogados que há anos defendem a Casa Bandida, como Álvaro Melo Filho, além do presidente do STJD, que dela depende; o presidente do Botafogo, de pires na mão; Carlos Alberto Parreira, o que disse antes da Copa do Mundo de 2014 que a CBF era "o Brasil que dá certo", certamente uma voz a favor da manutenção de tamanho sucesso; temos também alguns ex-jogadores vitoriosos no gramado, embora opacos nos microfones, de que se pode esperar alguma independência, dentro de limites, se é que isso seja possível, gente como Carlos Alberto Torres, que um dia teve o desplante de criticar Tostão porque este não aceitou auxílio da CBF, Edmílson e Ricardo Rocha; ou o presidente do São Paulo, o Leco, cuja participação faz revirar no túmulo Marcelo Portugal Gouveia, mas de cujas boas intenções não se deve duvidar; tem também a digna Formiga, para representar o futebol feminino, lembrando que o outro diretor da CBF, Rogério Caboclo, acaba de ter seus sigilos quebrados pela CPI do Futebol.
Pergunte se tem alguém do Bom Senso FC, ou um presidente como o do Flamengo ou do Fluminense. Nada!
Tem, é claro, um representante de Andrés Sanchez e uma ex-bandeirinha desfrutável, talvez para homenagear a beleza da mulher brasileira, Ana Paula Oliveira.
Ora, um verdadeiro Comitê de Reforma, depois do 7 a 1 e de três presidentesindiciados pelo FBI, um preso em Nova York e outros dois temerosos de sair do país, não teria de ser apenas majoritariamente independente, mas 100% desvinculado da CBF, ao contrário deste galhofeiro que se criou.
O pior é ver, na mídia, que ainda tem quem o leve a sério, ou diga que o leva a sério, disposto a repetir os erros de um passado histórico e recente, de promiscuidade e relações perigosas, como se viu na cobertura de alguns veículos.
Ridícula, enfim a CBF disponibilizou seu estatuto, embora este tenha sido publicado, integralmente, no blog deste que vos escreve, no UOL, do Grupo Folha, duas semanas atrás.
O hilário comitê, embora trágico, equivale à convocação de um grupo para fazer a necessária reforma política brasileira com nomes como os de José Sarney, José Dirceu, Eduardo Azeredo, Paulinho da Força, Eduardo Cunha, Renan Calheiros e Paulo Maluf, num comitê de dez pessoas.
Não haverá Celso de Mello, Paulo Evaristo Arns ou Chico Buarque que deem jeito.
SEM LIMITES
O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, ultrapassa todas as fronteiras do ridículo.
Ao conceder medalhas do Mérito do Desporto Militar a Andrés Sanches e Vanderlei Luxemburgo, entre outros menos votados, ele mantém a trajetória de quem processou Millôr Fernandes porque falou de suas "idioletices". 


Fonte: Jornal A Folha de SP, de 22 fev 2016