quinta-feira, 31 de dezembro de 2015




                              MENSAGEM

AMIGOS E AMIGAS QUE ACOMPANHAM ESTE ESPAÇO, DESEJO A TODOS VOCÊS UM FELICÍSSIMO 2016, E QUE SEMPRE BUSQUEM AS TRÊS MAIORES RIQUEZAS DESTA VIDA: AS BÊNÇÃOS DE DEUS, A PAZ E A SAÚDE.


CARLOS FÉLIX




terça-feira, 15 de dezembro de 2015


ELEIÇÃO DE PRESIDENTE DO ABC: UMA ESPERANÇA RENOVADA

Durante todo o dia, e terminando à noite desta segunda-feira, 14 de dezembro de 2015, seis meses após completar o aniversário dos 100 anos, o ABC Futebol Clube, de Natal, elege mais um presidente.
Há cerca de um mês, os ânimos estiveram bastante acirrados, tendo como principal motivação as acusações entre os três candidatos que disputavam os destinos da agremiação durante o próximo triênio (2016-2018), e que surgiram exatamente por causa da exposição na mídia a respeito de quem tinha feito mais ou deixado de fazer pelo clube. É claro que o maior interesse, hoje, para os abcedistas não se restringe apenas aos resultados de uma campanha eleitoral para saber quem seria, de fato, o administrador dos próximos três anos, mas sim, como vai ser a vida do ABC nos próximos três e futuros anos.

Todo natalense, torcedor ou não do Mais Querido, e que acompanha futebol, sabe o momento crucial pelo qual passa o clube alvinegro, desde os últimos quinze anos. São problemas de toda ordem, começando lá de trás, por ocasião da ideia da construção do seu estádio, o Frasqueirão, inaugurado em janeiro de 2006, onde pairam muitas insinuações a respeito da venda, supostamente indevida ou ilegal, de terrenos de propriedade do Clube; a ocorrência de administrações desastradas que culminaram em contratações exacerbadas de jogadores, técnicos e alguns funcionários, por valores totalmente fora da realidade do mercado futebolístico local, e que em nada ou quase nada contribuíram para tirá-lo da situação em que hoje se encontra; a falta de aproveitamento da categoria de base para amenizar os custos e dar oportunidade ao atleta da casa; a facilidade para produção de várias ações judiciais trabalhistas de alto valor, em função dessas contratações mal avaliadas e sem sucesso; a queda na arrecadação provenientes de patrocinadores; e, finalmente, a baixa frequência dos torcedores nos estádios, incluído aí o Arena das Dunas, que por força de contrato entre as duas administrações, se apostou numa levantada dos recursos decorrente da possível presença de mais torcedores, coisa que não vingou.
Juntando isso tudo, o resultado não poderia ser muito diferente do antes imaginado: um pífio desempenho da equipe nos últimos campeonatos, tanto no Estadual, como na Copa do Brasil e, principalmente na Série B, lugar perfeito para permanecer os times de futebol brasileiros do quilate do ABC Futebol Clube. Porém, o que vimos mais uma vez, foi uma vergonhosa campanha dentro de campo este ano, empurrando-o para incômoda e sofrível Série C.  

Sabe-se perfeitamente, e de forma inquestionável, que os três candidatos, Fabiano Teixeira, José Adécio e Judas Tadeu,   concorrentes ao pleito nesta última segunda-feira, são homens abnegados, têm trabalhos relevantes prestados e nutrem um imensurável comprometimento e sentimento pelo ABC F. C. Mas, inquestionável é também a prova sobre os feitos de um daqueles que mais lutaram, e que nos momentos mais difíceis sacrificou até mesmo suas finanças pessoais e seus momentos de lazer em família, em prol do engrandecimento do Clube. Então, nada poderia ser mais justa do que a eleição, pela segunda vez, do senhor Judas Tadeu para conduzir os destinos do Mais Querido nos próximos três anos.
É sabido também, que sua gestão anterior durou um tempo recorde à frente de um clube de futebol - 13 anos ininterruptos -, o que foi motivo de críticas de alguns, tanto do pessoal ligado à administração como de torcedores. Para as negativas, obviamente, os do contra, que achavam que, além do tempo longo demais, foi espaço para muitos desmandos, erros administrativos oriundos da acomodação no cargo (como a venda dos terrenos, por exemplo), participação das mesmas figuras na gestão e, por ter uma visão retrógrada do futebol; já para a turma do prós, existe o forte argumento e considerado o ponto chave, e que figura como a maior realização de todos os tempos, e que era sonho antigo dos torcedores alvinegros: a construção do Frasqueirão, o maior patrimônio físico da instituição futebolística do RN, construído na gestão Judas Tadeu.  

Questionamentos à parte, agora o que resta a todos abecedistas é darem-se às mãos e torcer para que seja feita uma magnífica administração nesses próximos três anos, que o time volte a apresentar sua melhor equipe de futebol dentro de campo, passe a vencer os jogos, para que o torcedor volte a comparecer em massa aos estádios, associar-se ao clube para melhorar o espírito esportivo e reforçar suas finanças e, só assim possamos voltar a vibrar, sonhar e comemorar o retorno do ABC, em 2017, à Série B, o seu verdadeiro lugar no Brasileirão.

domingo, 6 de dezembro de 2015


 

VASCO DA GAMA: 3 VEZES EM 8 ANOS
 
O duelo do ano: Vasco 0 x 0 Coritiba, no Couto Pereira, em Curitiba
 
Mais uma vez, não deu para o Vasco, neste domingo, última rodada do Brasileirão 2015. Mas o caminho da volta para a Série B, começou lá no começo do Campeonato, quando o time da colina não parava de perder para os seus adversários, embora alguns não fossem nem de longe, equipes que pudessem lhe superar em campo. Com isso, deixou de ganhar importantíssimos pontos na competição, cerca de 57 só  na primeira fase de jogos, conseguindo apenas 13 míseros pontinhos. E, por não serem tomadas as providências essenciais para uma mudança de atitude antiderrotista, os dirigentes vascaínos acreditaram, simplesmente, na tradição futebolística e simbólica da camisa cruzmaltina.

Diante dos pífios resultados durante o primeiro turno, veio a reação positiva da equipe no returno. E aí foi uma sequência de vitórias, onde todos que torcem pelo bom futebol, independentemente da equipe que admira, surpreenderam-se com a arrancada do time carioca. Foram 27 pontos obtidos numa sequência espetacular, e que tudo levava a crer que a equipe vascaína, pelo menos se manteria na primeira divisão. Mas, devido a boa campanha dos adversários que também marcavam presença na lista dos sete últimos da tabela, entre eles o Figueirense, Avaí, Joinville, Coritiba, Goiás e o Chapecoense, ficou muito difícil para o time carioca ter uma reação em cima da hora.

E para complicar essa confusão e acirrar ainda mais os ânimos dentro do clube, que o levaria à catastrófica queda de série, o seu dirigente maior Eurico Miranda, após sua reeleição para presidente da instituição, ao ser indagado sobre qual seria o projeto para o seu clube, respondeu que “o projeto era ele”, isto é, o próprio presidente Eurico. Descontando o seu destempero emocional e sua assombrosa arrogância, que lhe é peculiar, nada neste sentido deveria ter sido levado a sério, em relação à sua desastrada declaração. Alguém deveria ter lhe assessorado para que repensasse sobre os problemas cruciais do clube para salvá-lo do rebaixamento, mesmo o time já beirando o perigo. Mas, não acredito que algo de mais profundo tenha sido feito nessa direção. A real luta contra o horror da recaída ficou mesmo por contas da equipe técnica, com o Jorginho como o orientador maior, ajudado pelo diretor-técnico Zinho e, em última instância e mais importante de todas, o profissionalismo e o suor derramado pelos jogadores dentro das quatro linhas, tendo como destaque o zagueiro Rodrigo e o atacante Nenê.

Mas, a temporada de altos e baixos, que começou em maio deste ano, teria que ter um fim. E tudo terminou neste domingo, dia 6, prestes a começar uma outra temporada, que é o verão. O jogo entre o Vasco da Gama e o Coritiba, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, talvez tenha sido um dos clássicos mais comoventes do Campeonato Brasileiro dos últimos anos. Estavam envolvidas e misturadas no mesmo sentimento as torcidas do próprio Vasco, além das do Avaí, Chapecoense e, talvez mais apreensiva ainda, a do Coritiba, anfitrião do espetáculo considerado mais importante desta tarde.

Para que tudo desse certo no pensamento do seu torcedor e dirigentes, o cenário deveria ser o seguinte:  o Vasco ganhar do Coritiba, torcer para que a Chapecoense perdesse para o Fluminense e o Avaí também fosse derrotado para o Corinthians. Mas, tudo conspirou contra o time de Eurico Miranda. O Vasco empatou com o alviverde paranaense, o Avaí empatou com o campeão brasileiro 2015, e o Fluminense perdeu para o time de Florianópolis. Todo o esforço feito pelo Vasco foi em vão. Mesmo tendo feito uma partida histórica, com o Brasil inteiro torcendo pela sua permanência na Série A - até mesmo os adversários -, não deu. Até o tempo não contribuiu. No dia anterior, foi um sábado de muito sol na capital paranaense, porém, hoje, a chuva voltou a cair, e exatamente no horário do jogo, quase obrigando o Anderson Daronco, juiz do quadro da FIFA, suspender a partida por falta de condições de mobilidade em campo.

Aos 50 minutos do segundo tempo, o árbitro dá o apito final no Couto Pereira. Fim do Campeonato Brasileiro de Futebol 2015. Resultado: Vasco 0 x Coritiba 0. Time carioca rebaixado para a Segunda Divisão do Brasileiro 2016. Junto com ele despencaram Joinville, Avaí e o Goiás. Entre os quatro clubes rebaixados, observando-se pelo prisma da tradição do futebol nacional, torcida e sua própria histórica, o Vasco da Gama deveria ser o primeiro a escapar dessa situação vexatória, porém, essa situação tem mudado ao longo dos anos, em que time grande e com peso na camisa não significa permanência na seleta lista dos melhores do país, e, muito menos receber qualquer tipo de privilégio por quem quer que seja. Todos têm que mostrar serviço, desde o escritório da administração, na montagem de projetos e contratações, até à performance individual de cada jogador dentro de campo. E isso, na sua plenitude e totalidade, não aconteceu, neste ano. Então, não podia dá outra: VASCO DA GAMA, meu time de coração desde a adolescência, está pela terceira vez na Série B, num período de apenas oito anos: 2009, 2013 e 2016. Resta agora, cumprir a tarefa dupla: como torcedor, buscar tudo, dentro do possível, para que retorne à Série A, em 2017; e, como acompanhante do futebol, vê-lo brilhar novamente entre os grandes do Brasil.

 

 

 

 

 

 

quarta-feira, 11 de novembro de 2015


ABC SÓ EMPATA E ESTÁ REBAIXADO


Momento do jogo na noite desta 3ª feira, 10 nov 2015.
O sonho de se manter na série B em 2016 acabou para o ABC na noite dessa terça-feira. A equipe potiguar apenas empatou com o Bahia, por 2x2, na Arena Fonte Nova e foi rebaixado para a série C do Brasileiro da próxima temporada. Mesmo que vencesse nesta terça, o Alvinegro  amargaria a queda do mesmo jeito, já que o Ceará, primeiro time fora da zona, bateu o Bragantino e foi a 41 pontos, ainda tornando inalcançável em três rodadas a distância hipotética de 10 pontos para a equipe cearense. Os gols da partida foram marcados por Pingo e Bismark, para o ABC, enquanto Kieza e Roger descontaram para o Bahia.
Agora, o ABC vai cumprir apenas tabela contra o Mogi Mirim, na próxima sexta-feira, no estádio Frasqueirão, às 20h (no RN), pela 36ª rodada da competição.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte/Natal-RN.

 

domingo, 20 de setembro de 2015

Jogos paradesportivos:
COMEÇAM OS JOGOS PARADESPORTIVOS ESCOLARES E JOGOS ABERTOS PARALÍMPICOS

Foi realizada nesta terça-feira, dia 15, no ginásio do DED, em Natal, a abertura dos quartos Jogos Paradesportivos Escolares do RN e terceiros Jogos Abertos Paralímpicos do Rio Grande do Norte. Cerca de 200 paraatletas participaram do evento e estiveram presentes os secretários estaduais George Câmara, do Esporte e do Lazer e Francisco das Chagas Fernandes, da Secretaria de Educação e Cultura, além do coordenador de esportes Ageu Almintas e do coordenador do Paradesporto Tibério Maribondo, ambos da equipe técnica da SEEL.

A cerimônia de abertura contou com a presença de várias delegações como a ADEVIRN, APARN, IERG, SADEF e América Tigres. Logo após a execução do Hino Nacional foi realizada a corrida do fogo simbólico pelo judoca Abner Oliveira, recentemente medalha de ouro no Para-Pan de Toronto, e em seguida, teve o juramento dos paratletas feito por Maria Rizonaide, medalha de ouro no halterofilismo do Para-Pan 2015, no Canadá.

O secretário estadual de Educação e Cultura, Francisco das Chagas prometeu trabalhar para inserir o paradesporto nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte de 2016. Em seguida, foi a vez do secretário de Esporte George Câmara, abrir oficialmente os jogos. Desejando sucesso e boa competição para todos, o secretário disse que, se hoje o RN é uma referência no paradesporto nacional, é graças ao talento e dedicação dessa garotada.  

Também participaram da mesa o coordenador da CODESP, Gileno Souto, o presidente do Conselho Estadual do Desporto, João Pessoa, o presidente do Conselho Estadual do Paradesporto, Tércio Tinôco e também o mesatenista Ecildo Lopes, representante dos para-atletas.

As modalidades disputadas nos Jogos são goalball, natação, atletismo, judô, halterofilismo, bocha, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa e futebol de amputados.

Comentário: A realização desses Jogos é a maior demonstração de apreço, respeito e boa vontade do Governo Estadual para com os deficientes físicos. É um gesto de grandeza procurar inclui-los socialmente, e cada vez mais, para estimulá-los à pratica do esporte para que vivam melhor, sejam mais felizes e reconhecidos como verdadeiros cidadãos.

 
Futebol de amputados:
POTIGUARES SÃO CONVOCADOS PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE AMPUTADOS

Dois potiguares foram convocados para integrar a Seleção Brasileira de Futebol para Amputados. O fisioterapeuta Ronnie Peterson irá integrar a Comissão Técnica e o jogador Joalison Andrade, que pertence a equipe Melhorando, foi um dos 19 chamados para participar da quarta fase de treinamentos da Seleção, que vai acontecer em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, entre os dias 26 e 27 deste mês.

O anúncio da convocação foi feito esta semana pela Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos. Os nomes foram selecionados usando como base o campeonato Brasileiro da modalidade, disputado no começo deste mês também em Mogi das Cruzes. A equipe potiguar do Melhorando foi a única do Nordeste a participar da competição e terminou na sexta posição, tendo inclusive sido eleito o seu treinador, Luizinho Lopes, como o melhor do campeonato.

Ao todo, sete equipes disputaram o torneio, foram elas: a Amda Minas, Adfego Goiás, Andef Niterói, Corínthians Mogi, Instituto Só Vida, Melhorando do RN e Vila Nova de Goiânia.

A boa notícia para o Estado, além do fato de Luizinho Lopes ter sido considerado o melhor treinador da competição, foi a confirmação de que o Rio Grande do Norte será sede do evento em 2016.

O projeto Melhorando foi idealizado pelo Fisioterapeuta Ronnie Peterson e pelo educador físico Luizinho Lopes e tem como objetivo reabilitar pessoas portadoras de necessidades especiais (os amputados) promovendo inclusão social através do esporte, principalmente o futebol.

Comentário: Muito boa esta notícia para o RN, principalmente a categoria dos jogadores amputados, que precisam ser reconhecidos e incluídos socialmente.

 
Golbol:
PREFEITO CARIOCA APRESENTA ARENA DO FUTURO PARA A RIO-2016 E TEM APROVAÇÃO DE PARA-ATLETAS
Prefeito Eduardo Paes (de preto) faz pose de para-atleta na quadra
Quase pronta e em fase de acabamento, a temporária Arena do Futuro foi apresentada na última terça-feira, dia 8, pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e aprovada pelos atletas paralímpicos do golbol. Com 82% de conclusão, a praça esportiva vai ser oficialmente inaugurada no evento-teste do handebol, em abril do ano que vem.

Até a data atual, a Arena está custando cerca de 121 milhões de reais, irá se transformar em quatro escolas municipais, e já começou a ensinar lições, sendo a primeira delas a de inclusão social.
Na apresentação oficial da obra, operários puderam ver pela primeira vez, uma partida paralímpica de golbol, e alguns se juntaram ao prefeito para disputar o jogo nessa modalidade.

O golbol é um esporte exclusivamente paraolímpico, voltado para atletas com deficiência visual. Com uma quadra dividida como a de vôlei, três atletas de cada lado são vendados, para garantir igualdade de condições, e tentam fazer gol com as mãos em uma trave tripla e mais baixa. Todos defendem e atacam. Os movimentos lembram o handebol, mas a bola precisa ser rasteira, e para jogar, o paraatleta precisa conduzir um guizo, como no futebol de cinco, e o público precisa fazer silêncio, o que nem sempre é possível.
No evento da terça-feira passada, estavam presentes também os presidentes do Comitê Internacional Paralímpico, o inglês Sir Philip Craven; do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Organizador Local, Carlos Artur Nuzman.

Comentário: Mais um local de disputas a ser preparado para o grande evento da década, a Rio 2016. Além dos benefícios esportivos depois dos Jogos, o local vai servir de escola de alto padrão, complementando as benfeitorias do governo municipal do Rio, na área social.  Parabéns ao povo carioca pela grande obra!

 
Paralímpicos 2016:

COMEÇA A VENDA DE INGRESSOS PARA OS JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016


Faltando pouco menos de um ano do início das Paralimpíadas do Rio de Janeiro, já começou a venda de ingressos para a competição na capital fluminense, desde a segunda-feira, dia 7 de setembro. Os pedidos devem ser feitos até o dia 30 deste mês, no portal de ingressos dos jogos. Estão disponíveis 3 milhões e trezentas mil entradas para as cerimônias e competições de 23 modalidades esportivas, sendo que 2 milhões de ingressos custam até 30 reais, por unidade.

De acordo com o Comitê Rio 2016, os preços variam de 10 a 130 reais para as competições esportivas, e de 100 a 1.200 reais para as cerimônias de abertura e encerramento, no Estádio do Maracanã.  A meia entrada está disponível para todas as 315 sessões dos Jogos.

O limite de compra é até 20 sessões diferentes por pessoa, respeitando-se o número máximo de 12 ingressos para sessões de menor demanda, e 8 para as competições mais concorridas, como a final do basquetebol em cadeira de rodas e as cerimônias oficiais. Assim como na aquisição de ingressos para os Jogos Olímpicos, os interessados que tiverem cartão de crédito da bandeira Visa poderão parcelar a compra em até cinco vezes.

O Comitê Rio 2016 informou que nesta fase estão sendo disponibilizados cerca de 80% do total de entradas. O resultado do sorteio será divulgado no próximo mês de outubro. Quem não fizer a solicitação agora, só terá nova chance de comprar em dezembro, quando começa a venda online dos ingressos que sobrarem, e por ordem de chegada.

Para fazer a solicitação, é preciso ser maior de 18 anos, informar o número do CPF e endereço fixo no país. Os que não moram no Brasil devem efetuar a compra de ingressos por meio do revendedor autorizado – o ATR -, em seu país de residência.

Comentário: Sem dúvida, vai ser um dos maiores espetáculos da Terra! Uma oportunidade que, se for perdida, levará mais uns 20 anos para se ter uma nova chance de assisti-la. Ainda se pode considerar a variação em relação aos preços dos ingressos, que não deixa de ser uma atração. Vale a pena participar!
Ciclismo:
SECRETARIA DE ESPORTES E CICLO NATAL REALIZAM PASSEIO CICLÍSTICO NESTE DOMINGO
A capital potiguar recebe na tarde deste domingo mais um evento ciclístico. O já conhecido Ciclo Natal, passeio ciclístico promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – a SEL - em parceria com a Associação dos Ciclistas do RN. O evento chega a sua sétima edição em 2015, e tem saída marcada para as 15 horas, da Praça Sete de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa.

Assim como nas edições passadas, serão dois percursos a vencer, um de 10 quilômetros direcionado aos iniciantes, e outro de 30 quilômetros para participantes já experientes, ou seja, beneficiando todos os perfis e tornando mais atrativa a atividade esportiva.
Seja para o lazer ou como meio de transporte, pedalar é uma atividade que só traz benefícios à população. Além de ser saudável e econômico, andar de bicicleta é sustentável, e por isso nas grandes cidades o número de ciclistas só aumenta, realidade também presenciada na capital potiguar.

Para o secretário municipal da SEL- Secretaria do Esporte, Eduardo Machado, o Ciclo Natal ganha cada vez mais adeptos e a proposta é exatamente essa, de incentivar a prática junto aos natalenses, visando a promoção da atividade física e, por consequência, a saúde da população.
E o secretário avisa: quem não tem bicicleta pode participar também. Estão disponibilizadas bikes para aluguel.

A participação no Ciclo Natal é gratuita e os participantes são acompanhados por agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
Durante todo o percurso vai ser distribuída água mineral aos ciclistas.
Outras informações sobre o Ciclo Natal podem ser obtidas pelo telefone 9 8854-7388.
Halterofilismo:
POTIGUAR QUEBRA RECORDE BRASILEIRO NO HALTEROFILISMO
Rizonaide (na esquerda) exibe sua honrada medalha

A potiguar Maria Rizonaide, medalhista de ouro há um mês no Para-Pan de Toronto 2015, Canadá, voltou a brilhar na sexta-feira da semana passada, dia 11 de setembro, na abertura da segunda etapa nacional do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Halterofilismo e Natação. A halterofilista bateu o recorde brasileiro da categoria até 50 quilos. A competição aconteceu no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, o famoso Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo.


Rizonaide, que pertence à equipe da Sociedade dos Amigos Deficientes Físicos do RN – a SADEF, competiu em uma prova unificada, que contou com atletas das classes até 41kg, 45kg, 50kg e 55kg. Em sua terceira tentativa, ela ergueu 78kg, um a mais do que a antiga marca nacional, que também pertencia à atleta. A performance lhe rendeu a medalha de prata, ficando o ouro para Maria Luzineide, categoria até 45kg, que levantou 82kg. O bronze foi para Camila de Andrade, da categoria até 55kg, que levantou 65kg.

Na outra categoria disputada naquela manhã, que envolveu atletas das classes com até 61kg, 67kg e 73kg, o título ficou com a atleta Maria do Socorro, que levantou 78kg. A vice-campeã da prova foi Maraísa Moral, que levantou 57kg. E o pódio foi completado por Fernanda Souza, que registrou o levantamento de 42kg.

O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do País.

Comentário: Parabéns a nossa Rizonaide, sempre nos emocionando com suas merecidas medalhas no halterofilismo....Muito sucesso na sua carreira!

 
Natação:
FEDERAÇÃO AQUÁTICA PROMOVE TERCEIRA ETAPA DO ESTADUAL DE NATAÇÃO

A Federação Aquática Norte-riograndense realiza neste fim de semana a terceira Fase do Campeonato Estadual de Natação - Troféu Noilde Ramalho. O evento acontece na piscina do Complexo Educacional Henrique Castriciano, no bairro de Petrópolis, em Natal.

O Estadual é um evento para atletas federados das categorias do Mirim ao Sênior, e nesta etapa a FAN fará uma homenagem a Noilde Ramalho, a já falecida ex-diretora da Escola Doméstica e grande incentivadora dos esportes aquáticos no Estado.
Nove clubes de Natal estão disputando esta competição, são eles: os colégios das Neves, Contemporâneo, Salesiano Dom Bosco, CEI, SESI Clube, Facex, Expansivo, Complexo Escola Doméstica /Henrique Castriciano e o Instituto Federal de Educação Tecnológica – o IFRN.

As disputas começaram neste sábado e prosseguem ao longo do dia, e se encerram na manhã deste domingo.
A programação para o evento é a seguinte:

Para este sábado, dia 19:
Parte da manhã:
07:00 h – Aquecimento
08:00 h – Solenidade de Abertura
08:20 h – Início da primeira etapa
Parte da tarde:
14:15 h – Aquecimento
15:00 h – Início da segunda Etapa

Para amanhã, domingo, dia 20:
07:00 h – Aquecimento
07:45 h – Início da terceira e última etapa
- Após o término desta etapa, acontece o encerramento da prova.
Handebol de praia:
CIRCUITO ESTADUAL DE HANDEBOL DE AREIA MOVIMENTOU RIO DO FOGO

O Circuito Estadual de Handebol de Areia teve sua terceira etapa realizada na cidade do Rio do Fogo, litoral norte do Estado do Rio Grande do Norte. Os jogos começaram no sábado, dia 12, a partir das 18 horas.
Uma arena foi montada para receber as 28 partidas entre as 14 equipes das categorias masculino e feminino adulto. O torneio seguiu durante toda a manhã do domingo, sendo encerrado ao meio-dia.

As equipes do Globo FT, no feminino, e do Carcará Rio do Fogo, no masculino conquistaram a etapa. Para ficar com o título as meninas do Globo superaram na final o Mestre Matersol por 2 a 0, o mesmo placar que o Carcará derrotou o Mestre Bacatelas na decisão do título entre os homens.

Após as três etapas, o HCNN lidera a competição entre os homens ao lado do Mestre Bacatelas com 37 pontos. No feminino, a liderança está nas mãos do Handebol Globo Futuro, que soma 39 pontos, dois a mais que as meninas do Mestre Matersol. Duas etapas ainda vão ser realizadas para determinar o campeão estadual de 2015.
A Federação Norte-Rio-Grandense de Handebol vem promovendo a competição, que foi dividida em cinco etapas, distribuídas em algumas das mais belas praias do litoral norte potiguar. A primeira aconteceu em Natal, na praia do Meio, e a segunda foi realizada na praia de Barra de Maxaranguape.

Para as quarta e quinta etapas, ainda sem datas definidas, Natal vai ser novamente o cenário do torneio.

 
Hipismo:
NATAL REALIZA MAIS UMA ETAPA DO NORTE/NORDESTE DE HIPISMO

Cavaleiro ultrapassa o obstáculo em prova no Jiqui Clube, zona Sul de Natal

Natal recebeu no final da semana passada o Concurso Nacional de Saltos, quarta Etapa do Norte/Nordeste de Hipismo. O torneio foi realizado na Hípica do Jiqui Country Club, em Parnamirim, e contou com a participação de 150 conjuntos – cavaleiro e cavalo - das duas regiões do Brasil, sendo 50 deles do Rio Grande do Norte.


Na ocasião, foram distribuídos 22 mil reais em prêmios para os vencedores, e 7 mil reais só para a prova especial.

A organização foi da Confederação Brasileira de Hipismo em parceria com a Federação Norte-rio-grandense da modalidade equestre. Os conjuntos foram divididos em seis categorias, sendo a Série Principal, com obstáculos de 1 metro e 30 centímetros de altura, considerada a mais importante.

Um dos destaques da equipe potiguar foi a jovem promessa Brunna Hosser, de 14 anos.

Segundo avaliação do instrutor do Jiqui Clube e vice-presidente da Federação Norte-Rio-grandense de Hipismo, Flávio Veloso, a amazona Brunna e seu companheiro inseparável cavalo Calei Dólar, fizeram boa apresentação na competição, considerada de alto nível.
JUVERN’S
RIO GRANDE DO NORTE É CAMPEÃO NO FUTSAL DOS JOGOS DA JUVENTUDE EM FORTALEZA

As meninas do Expansivo Colégio e Curso do Rio Grande do Norte não tomaram conhecimento da Escola Deuzuíte Cavalcante, do Amapá, e aplicaram uma sonora goleada de 13 a 1, conquistando a medalha de ouro, na final do futsal feminino dos Jogos Escolares da Juventude, realizado no último sábado, dia 12, em Fortaleza, Ceará. Com a conquista, o futsal feminino potiguar passa a disputar a Segunda Divisão em 2016.
Depois da vitória na modalidade coletiva, a delegação do Rio Grande do Norte encerrou sua a participação nos Jogos Escolares da Juventude de 2015, categoria 12 a 14 anos, com cinco medalhas no quadro geral, sendo duas de ouro – atletismo e futsal -; e três de bronze – duas no atletismo e uma no badminton.

O secretário estadual de Esportes e Lazer, George Câmara, prestigiou a final e participou da cerimônia de premiação, ao lado do diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil- o COB, com apoio do Ministério do Esporte, Organizações Globo, Governo do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza, e conta com o patrocínio máster da Coca-Cola.

No Rio Grande do Norte, as seletivas são organizadas pela Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer – a SEEL.
Os próximos Jogos Escolares da Juventude, na categoria 15 a 17 anos, vão ser realizados em novembro, na cidade de Londrina, interior do Paraná.
Remo:
REGATA PARAENSE É ATRAÇÃO NESTE DOMINGO EM BELÉM
Caiaques disputam a prova do remo na Baía de Guajará, em Belém

A tradicional disputa futebolística entre o Leão e o Papão tem um novo foco. Desta vez, a briga é pela liderança da regata neste ano de 2015. O novo capítulo desportivo entre os principais times do Pará, acontece amanhã, domingo, em Belém, capital do Pará.
 A rivalidade entre Remo, Paysandu e Tuna Luso vai invadir neste final de semana as águas da Baía do Guajará, foz do Rio Pará, onde vai ser disputada a quarta regata do Campeonato Paraense de Remo.

Até o momento, o Remo – o Leão Azul - lidera a competição com 96 pontos, contra 77 do Paysandu, e 31 da Tuna Luso Brasileira.
A disputa tem como ponto de partida a região de Icoaraci, na Grande Belém, e a chegada é na Estação das Docas, um dos principais pontos turísticos da Capital, o que dá a expectativa de um bom público.

Comentário:  Esta prova, acredite, é uma das competições mais emocionantes e mais bonitas de se ver nas terras paraenses. 

A começar pela escolha do local, a Baía de Guajará, um dos símbolos turísticos do Pará, e que tem uma visão excelente, o que facilita o perfeito acompanhamento da prova.

E posso falar com autoridade, pois já morei em Belém, uma cidade espetacular em todos os aspectos, que apesar do clima quente, as pessoas praticam muito esporte!

Lembro que agora, próximo mês de outubro, vai ter a Festa do Círio de Nazaré, onde acontecem várias manisfestações culturais, inclusive a grande Corrida do Círio. Um evento grandioso e bem montado e do qual participei por duas vezes. Em 2007 e 2008, quando lá estive pela última vez.

 

 
Ciclismo:
PROVA CICLÍSTICA DE MOSSORÓ CHEGA À EDIÇÃO DE NÚMERO 66

Com o objetivo de dar continuidade e fortalecer o ciclismo em Mossoró e todo Estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, vai realizar a sexagésima sexta Prova Ciclística Governador Dix-Sept Rosado, nos dias 26 e 27 deste mês.
Considerada uma das mais antigas do país, a prova deste ano vale pontos para o ranking estadual, e tem a direção da Federação Norte-rio-grandense de Ciclismo.

As inscrições estão abertas desde o dia 14 e vão até o dia 25 deste mês, nos horários das 8 às 11 horas, e das 14 às 17 horas, com taxa de inscrição no valor de 5 reais, para todas as categorias, e mais duas latas de leite em pó, que podem ser posteriormente doadas a uma entidade filantrópica.

A Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado vai ser realizada em circuito de rua, compreendendo todo o percurso da Avenida Rio Branco, desde a Rua Felipe Camarão até a Rua João Marcelino, com saída e chegada em frente ao Memorial da Resistência.
Futebol Sub-19:
PALMEIRA VENCE SANTA CRUZ NOS PÊNALTIS E É CAMPEÃO ESTADUAL DE FUTEBOL SUB-19

O Palmeira de Goianinha vence o Santa Cruz e é campeão Estadual de Futebol 2015, categoria Sub-19. O título inédito foi conquistado na tarde do último domingo, dia 13, no estádio Iberezão, cidade de Santa Cruz, região Agreste do Rio Grande do Norte.

A disputa foi considerada fraca, com muitos passes errados, onde predominou o número de laterais cobrados, um a cada minuto, em média, no entanto, houve certa superioridade do time visitante, que finalizou seis vezes, enquanto o Santa Cruz quase não chutou ao gol.

As duas equipes completaram os 90 minutos sem marcar nenhum gol, deixando de oferecer ao público um bom futebol, e seguindo o regulamento da competição, a decisão foi para os pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Diego, que defendeu três penalidades. Resultado final: Palmeira 3, Santa Cruz 1.

Além da premiação recebida, as duas equipes potiguares vão representar o Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa Copinha, que vai ser realizada em janeiro, na capital paulista.
JESAF 2015:
AABB REALIZA JORNADA ESPORTIVA PARA FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL
A equipe de minifutebol Regional Mossoró comemora a merecida medalha

A Associação Atlética Banco do Brasil – AABB/Natal, comprova que faz jus à denominação “a faculdade do esporte”. 
No último final de semana, o maior clube esportivo e social do Estado do Rio Grande do Norte, realizou mais uma edição da tradicional JESAF – Jornada Esportiva Estadual de Funcionários do Banco do Brasil. A competição que teve duração de dois dias, reuniu no clube atletas-funcionários do Banco do Brasil, familiares, membros das comissões técnicas, dirigentes da FENABB E CESABB – entidades vinculadas ao Banco do Brasil - além de sócios e do público desportista presente.

Para a jornada de 2015 foram selecionadas 10 modalidades esportivas. Foram elas: futebol minicampo, tênis de mesa (masculino e feminino), vôlei 4 por 4, vôlei feminino, futsal, sinuca, sudoku, xadrez gamão dominó.

O encerramento das competições aconteceu ao meio-dia do domingo, dia 13, com a entrega de troféus e medalhas às equipes vencedoras e os destaques.
As meninas do vôlei da AABB explodem de emoção com suas medalhas

Corrida de rua:
PERNAMBUCANO VENCE A CORRIDA SOLDADOS DO FOGO EM NATAL
Os atletas preparam-se para a largada da Corrida Soldados do Fogo


O Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte realizou no último final de semana, em Natal, a vigésima primeira Corrida Soldados do Fogo. O evento marcou a comemoração de aniversário dos 159 anos da instituição no Brasil, reunindo cerca de 5 mil atletas, sendo considerada uma das mais tradicionais e organizadas do Nordeste.
O corredor Marcos Antônio Pereira, da equipe ADECAI, de Pernambuco, conquistou o primeiro lugar, na categoria geral masculino, 10 quilômetros. Marcos venceu a corrida com o tempo de 29 minutos e 47 segundos. Entre as mulheres, a vitória foi de Sandra Maria Alexandre da Silva, na categoria geral feminino, 10 quilômetros, com o tempo de 37 minutos e 7 segundos.

O vencedor da categoria Bombeiros, 10 quilômetros foi Mauro Cesar Acioli do Nascimento, com 54 anos de idade, com o tempo de 37 minutos e 43 segundos.
Na categoria 5 quilômetros, os vencedores foram: No masculino, Rafael Vanderley, de Parnamirim; e no feminino, Lucineide Ferreira, natural da Redinha, em Natal.

O vencedor na categoria Portador de Necessidades Especiais foi Manuel Paulino, e na segunda colocação ficou o para-atleta Pablo Gustavo, ambos de Natal e representantes da Empresa Orto-Rio.
O campeão da categoria Bombeiros Militares, categoria 10 quilômetros, foi Mauro Cesar Acioli do Nascimento - cabo Acioli - com o tempo de 37 minutos e 43 segundos.

Todos os atletas e para-atletas receberam medalhas e troféus, e um total de 5 mil reais em prêmios foi distribuído aos destaques do evento.
A próxima corrida do Corpo de Bombeiros já tem data marcada. A Corrida Soldados do Fogo de número 22 está prevista para o dia 2 de julho de 2016.

Os vencedores nos 5 km recebem as medalhas dos oficiais do Corpo de Bombeiros


 
Corrida de rua:

CORRIDA DO NATAL SHOPPING TEM NOVO PERCURSO PARA PROVA EM NATAL


A quarta edição da corrida de rua Track & Field Run Natal Shopping acontece na manhã deste domingo, dia 20, nas ruas do eixo sul da capital potiguar. Com novo percurso para este ano, a largada da prova vai ser na frente do Natal Shopping, em Candelária, a partir das 7 horas da manhã.

Para esta edição estão disponíveis dois novos percursos de 5 quilômetros e 10 quilômetros, saindo do Natal Shopping e seguindo em direção ao campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Cada atleta inscrito tem direito a um kit contendo uma sacola do evento, uma camiseta, um par de meias e o clip de número de peito. A inscrição ainda garante estacionamento gratuito no próprio Natal Shopping.

Nas três primeiras edições, a corrida levou o circuito pelas ruas do bairro de Candelária com destino ao Parque da Cidade. Para a prova deste ano, o trajeto escolhido desce pela marginal da Avenida Salgado Filho e segue pela UFRN, até chegar à Avenida Engenheiro Roberto Freire. A organização avisa que, caso seja necessário, o percurso poderá sofrer novas alterações.

Segundo Bruna Moura, uma das organizadoras do evento, o percurso das provas passadas, apesar de contar com um lindo cenário, muitas vezes assustava os atletas iniciantes por causa das subidas. Já foram três provas com o mesmo ambiente, então, é mais do que merecido para os atletas, correrem com essa grande novidade este ano.

Bruna afirma que, correr no campus, local de treinos de alguns grupos, como também na Avenida Engenheiro Roberto Freire - uma das avenidas mais belas e famosas de Natal - é uma grande satisfação para os participantes da prova.

Os cinco primeiros colocados das categorias Geral Masculino e Feminino vão ganhar premiação em troféu e uma camiseta exclusiva, desenhada especialmente para os atletas de pódio.

As inscrições foram encerradas na última terça-feira, dia 15, e espera-se que tenha alcançado o limite técnico de 1.500 atletas.

 

sábado, 19 de setembro de 2015

DIRIGENTE E TÉCNICO DO ALECRIM FUTEBOL CLUBE DÃO ENTREVISTA À PARNARÁDIO
Os entrevistados: Edson Alves (técnico das Bases (à esquerda) e Osvaldo Trigueiro-
diretor (de camisa verde)


O horário do programa A Hora do Esporte Amador deste sábado, 19 de setembro, foi quase que exclusivamente reservado a dois personagens responsáveis pelas categorias de base do Alecrim Futebol Clube, o diretor de base Osvaldo Trigueiro e o técnico das equipes de futebol do Sub-5 ao Sub-19, Edson Alves, o Edinho, ex-jogador de futebol.
Durante a entrevista, que começou com Trigueiro, foi feita uma panorâmica sobre o clube alviverde desde os seus primórdios, como forma de relembrar ou mesmo informar aos ouvintes sobre alguns fatos e pontos interessantes no decorrer desses 100 anos de sua fundação.

Mas, ao seguir o perfil de conteúdo e apresentação do Programa, que é informar os acontecimentos esportivos que ocorrem nas categorias amadoras, e inserindo-os no mapa local dessas atividades, os depoimentos dos entrevistados foram muito esclarecedores e úteis para que se pudesse entender a importância deles e dos atletas dentro do Clube.
E esse pensamento foi complementando e muito bem colocado pelo técnico Edson Alves, que vive o dia a dia com a garotada, enfrentando os maiores desafios, dentre eles o principal, que é colocar esses atletas em campo, treiná-los, e buscar junto com eles o que existe de mais sublime no esporte: vencer os jogos que disputam nos campeonatos e conquistar títulos.

O Alecrim Futebol Clube continua treinando suas equipes amadoras, está buscando atletas no interior nos famosos “peneirões” e promete formar boas equipes para a temporada 2016, inclusive cedendo atletas da base para o time profissional.